30 de ago. de 2012

Mitos e verdades sobre a acne



Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a acne é uma doença que pode ser desencadeada por fatores hormonais, emocionais e pela genética. E se você pensa que acne é um problema que só atinge os adolescentes, enganou-se!  Os sintomas da acne podem aparecer até os 35 anos.

Acne: pele avermelhada, inchaço, espinhas em muita quantidade.

A doença é ocasionada pela alta oleosidade da pele e a espinha sobressai na região do rosto que é mais propensa a isso. Podem ser de pequena ou grande intensidade e variam de grau. Elas se apresentam como cravos, pústula, nódulos e abscessos (lesões endurecidas).







Se a acne não for tratada corretamente, ela pode deixar marcar profundas. Para não sofrer com as consequências, confira alguns mitos e verdades sobre o assunto e os tratamentos estéticos que são ótimos aliados contra a acne:

O estresse e a ansiedade provocam acne
Verdade. O estresse  influencia –e muito!- o surgimento de espinhas mais do que os derivados de lactose, pois diminui a imunidade da pele e libera radicais livres.

Espremer a espinha piora
Verdade. O quadro de inflamação aumenta, provocando cicatrizes e outras lesões.

A acne pode surgir no período da menstruação
Verdade. Durante o ciclo menstrual, os hormônios ficam mais elevados deixando a pele mais propícia ao mal. Além disso, a TPM causa mais estresse, o que, como já foi dito, causa ainda mais espinhas.

Lavar bastante o rosto pode prevenir a acne
Mito. Lavar o rosto em excesso pode é trazer o efeito. Mesmo que a pele seja oleosa, lavar muito a pele pode ressecá-la porque altera o equilíbrio hídrico, deixando a tez mais oleosa.

O clima interfere na qualidade da pele
Verdade. No verão, o suor, associado ao uso de filtros solares gordurosos, pode piorar a oleosidade da pele.

A acne é hereditária
Verdade. A  genética colabora para o seu aparecimento, sim. Então, se seus pais tiveram espinhas na adolescência, é muito provável que você também tenha o problema.

Exercício ajuda a melhorar a acne
Verdade. Os exercícios físicos faz muito bem para a saúde. Com a sua prática constante melhora a circulação sanguínea e oxigena melhor os órgãos do corpo, inclusive a pele.

Chocolate provoca espinhas
Mito. Podemos comemorar! Não há estudos científicos que comprovem que o chocolate cause espinhas.

O sol ajuda no combate à acne
Mito. Pode ocorrer uma melhora inicial nas lesões inflamatórias, mas não há evidência científica direta de que o sol melhore as espinhas.

A poluição das cidades aumenta a probabilidade de desenvolver acne
Mito. A coloração preta dos comedões abertos, ou pontos pretos, está relacionado à oxidação da gordura e não à presença de sujeira na pele ou nos poros.

Há muitos mitos para a prevenção e tratamento da pele, mas que fazem o efeito inverso: só pioram a pele, causam mais oleosidade e consequentemente mais acnes. Abaixo listamos os tratamentos que são eficazes na luta contra as tão indesejáveis acnes.

Tratamentos faciais:

Limpeza de Pele:
Limpeza de pele profunda, com extrações para remoção de acnes e sujidades da pele, indicada para todos os tipos de pele, de juvenil a adultos.



Peeling de Cristal e Diamantes
O peeling de cristal ou diamantes é procurado para tratamentos de seqüelas de acnes, queloides, sulcos, cicatrizes, rugas superficiais, manchas, sardas, poros dilatados e estrias. É indicado para todos os tipos de pele.

Peeling de Cristal:
O peeling de cristal é feito a partir de um equipamento que realiza uma esfoliação da pele com micro cristais de óxido de  alumínio. Os micro cristais são aplicados sobre a pele e aspirados pelo próprio equipamento a vácuo.

Peeling de Diamante:
O peenling  de diamante é realizado com uma “ caneta” de ponteira e uma lixa diamantada  que é passada sobre a pele.  Esta mesma ponta também aspira impurezas da pele. 


Nenhum comentário: