6 de nov. de 2012

Retenção de Líquidos


“Retenção de líquidos” é o nome que se dá para o inchaço no corpo todo ou em parte dele. É muito comum entre as mulheres, principalmente no período pré-menstrual, ela faz com que ocorra um aumento das mamas e da barriga.

 

Os indícios mais básicos da retenção são as pernas inchadas no final do dia, com marcas de pressão da meia ou do sapato.

 

O edema é o resultado extravasamento de um líquido (pobre em proteínas do sangue) que sai dos vasos sanguíneos e vai para o tecido subcutâneo. Esse líquido confere o aspecto inchado e brilhante da pele, muitas vezes compressível por acessórios do vestuário ou mesmo com a pressão dos nossos dedos sobre a pele, deixando uma marca.

 

Causas

Variações de pressão sanguínea regional, quantidade de proteínas no sangue, quantidade de sais disponíveis no corpo, ação da força da gravidade, sedentarismo, entre outros fatores, podem favorecer o aparecimento do edema.

 

Outras causas comuns:

§  doenças da tireoide que provocam um tipo específico de edema;

§  reações inflamatórias, como as que ocorrem em reações alérgicas, que alteram a capacidade dos vasos de manter-se competentes contra o extravasamento líquido.

§  problemas renais, cardíacos ou hepáticos;

§  remédios, como alguns anti-hipertensivos, que podem alterar a permeabilidade dos vasos sanguíneos.

Na maioria das vezes, porém, os pequenos inchaços têm causa local, como a circulação regional insuficiente.

 

Sintomas

o   Os pés incham muito a ponto de os sapatos e meias ficarem apertados ao longo ou no final do dia;

o   Ao amanhecer, as pálpebras ou o rosto estão inchados;

 

Tratamento


Drenagem Linfática - Drenagem linfática é um tipo de massagem que tenta drenar líquidos e toxinas acumulados no corpo encaminhando-os suavemente até os gânglios localizados na virilha, axilas e pernas. A retenção destes líquidos contribui para o aumento da celulite e do inchaço.  Saiba mais sobre a Drenagem aqui.

 
Benefícios

§  Redução de inchaços

§  Atenua a celulite

§  Melhora a função intestinal

§  Colabora com a circulação sanguínea.
 
Dicas!!
  •  Tome muita água, chás, sucos naturais, mantenha uma dieta equilibrada e pratique exercícios físicos. Isso tudo, aliado a drenagem linfática, ajudará -e muito!- você se livrar dos efeitos da retenção de líquidos!!

 
 
 
 
Marque sua avaliação e fique de bem com a vida!!
SPA Florescer 11 4412-0837

Nenhum comentário: